sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Os Reinos do Caos"

Porque hoje sai este livro que eu estou à espera desde setembro! 

Ora bem, vamos lá ver o que é que vai acontecer nesta segunda parte do "Dance with Dragons", de George Martin. 

Depois de uma primeira parte mais morna, com alguns acontecimentos marcantes e reviravoltas um tanto surpreendentes, principalmente lá para os lados do Tyrion Lannister, com um dos POV's que eu mais esperava (e que não me desiludiu, apesar de não contar muita coisa): o da Melisandre, uma das minhas personagens favoritas, com o inicio de uma história que eu tenho imensa curiosidade de saber mais (Bran), espero que esta segunda parte tenha mais ação! 

O que será que Cersei anda a fazer, depois do que lhe aconteceu no "Mar de Ferro"? E Jaime? Acho que ele também aparece...será que se vai saber mais de Jeyne Westerling? E Arya? E Davos? Para onde é que ele tem de ir? 
E Jon Snow???

No livro mais extenso das Crónicas (edições portuguesas), com 608 páginas, o que será que vamos descobrir mais sobre as intrigas de Westeros? E para lá da Muralha? E nas Cidades Livres? E em Pyke? E...e...e... agora podia dizer tanta coisa!


Melisandre e Jon Snow!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Dr. Jekyll and Mr. Hyde"

Comecei a ler "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" de Robert Louis Stevenson ontem e terminei hoje (88 páginas). 




Uma história que aborda a dualidade da personalidade, o Bem e o Mal, o interior das pessoas e os seus impulsos, receios, fantasias. 

Dr. Jekyll é um homem adulto, médico, com alguma fama e dinheiro. Muito respeitado na sociedade e com vários amigos, Dr. Jekyll conhece Edward Hyde, um homem muito mais jovem, um tanto estranho, esquisito, que parece ser maldoso. Qual o interesse que Jekyll pode encontrar em Hyde?
É este o mote para a "investigação" do amigo de Jekyll, Mr. Utterson, que vai começando a tentar perceber a relação entre Jekyll e Hyde.


A minha opinião:

Gostei bastante.

É um livro que se lê bastante bem, não só por ser muito pequeno, mas também por ter uma escrita bastante fluída e uma descrição/diálogo muito bem desenvolvida(o).

Poucas personagens, facto que contribui para a coerência do enredo e do desenrolar dos acontecimentos.

A atmosfera descrita é bastante interessante e envolvente, bem como a capacidade de expressão das personagens, com grande destaque para a parte final do livro.

Muito bom!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Depois de uma atenta análise às leituras feitas (por mim) ao longo dos anos, chego à conclusão que o meu género de livro é o Romance Histórico. Assim é de fácil compreensão a minha dificuldade em gostar de José Rodrigues dos Santos. Amei "A Filha do Capitão" mas tenho dificuldades em ler outras obras dele. Comecei, há dois anos, "A Fórmula de Deus" e ainda não consegui terminar. Não fascina. Além do mais, acho as obras dele semelhantes às de Dan Brown. Como li três ou quatro livros de Dan Brown acho os de José Rodrigues dos Santos muito 'iguais' aos do senhor 'estrangeiro'. 
Por consequência, está explicada a minha paixão por Juliette Benzoni. 
Agradecia que me deixassem nomes de outros autores de romance histórico.