quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Dr. Jekyll and Mr. Hyde"

Comecei a ler "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" de Robert Louis Stevenson ontem e terminei hoje (88 páginas). 




Uma história que aborda a dualidade da personalidade, o Bem e o Mal, o interior das pessoas e os seus impulsos, receios, fantasias. 

Dr. Jekyll é um homem adulto, médico, com alguma fama e dinheiro. Muito respeitado na sociedade e com vários amigos, Dr. Jekyll conhece Edward Hyde, um homem muito mais jovem, um tanto estranho, esquisito, que parece ser maldoso. Qual o interesse que Jekyll pode encontrar em Hyde?
É este o mote para a "investigação" do amigo de Jekyll, Mr. Utterson, que vai começando a tentar perceber a relação entre Jekyll e Hyde.


A minha opinião:

Gostei bastante.

É um livro que se lê bastante bem, não só por ser muito pequeno, mas também por ter uma escrita bastante fluída e uma descrição/diálogo muito bem desenvolvida(o).

Poucas personagens, facto que contribui para a coerência do enredo e do desenrolar dos acontecimentos.

A atmosfera descrita é bastante interessante e envolvente, bem como a capacidade de expressão das personagens, com grande destaque para a parte final do livro.

Muito bom!

6 comentários:

  1. 'Tás farta de ler... Eu estou a terminar o "Filho de Aurora". Ontem à noite chorei, a Aurora morreu. Foi triste porque a sua personagem originou toda a história. Gostei mais do primeiro livro porque a personagem principal era uma mulher. Neste segundo volume é um homem e não me identifico tanto. Mas também é muito bom. Espero, nesta interrupção letiva, ler mais alguma coisinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou à espera do livro que sai amanhã!
      Eu também, quase, no da "Rapariga dos Pés de Vidro".
      Eu costumo gostar mais de personagens masculinas, principalmente nos livros de Fantasia, porque parece-me que se colocam em mais perigos e aventuras!
      Mas nos Romances Históricos é diferente. Eu li um, "Leonor de Aquitânia" onde a personagem principal era uma mulher e gostei mesmo muito!

      Eliminar
  2. Deve ser um livro interessante.

    Bolas Martinha belo spoiler que para ai fizeste, venho ver o comentário sobre este livro e levo com uma revelação importante de outro LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, não é muito importante para o seguimento do segundo livro. Ela morre já velhota. Tens de ver que o segundo livro é sobre o filho dela. Ela é um acessório. Por essa razão também gostei mais do primeiro, como disse no comentário de hoje. O segundo volume é sobre um homem e as mulheres da vida dele, a bem dizer é isso a história. Basta juntar fatos históricos. LOL Podes ler que não revelei nada de importante. Apenas fiquei triste com o fato da Aurora ter morrido. É uma personagem marcante. Para a época dela era muito independente e senhora do seu nariz.

      Eliminar
  3. Bem Martinha Ok não é nada de importante :D, seja como for dá para entender que é um momento comovente do livro, o que até é bom sinal ;)

    ResponderEliminar